top of page
  • Foto do escritoremerson guedes

GEDAE oferece suporte analítico para pesquisadores das demais sub-redes do OndaCBC

A Rede de Pesquisa em Gestão de Dados e Modelagem (GEDAE) tem como foco fornecer suporte analítico e tecnológico às redes de pesquisa do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), visando entender e mitigar os impactos das mudanças climáticas, bem como promover a conservação e o uso sustentável dos bens naturais na Caatinga.


A atuação dessa rede abrange desde a coleta e gestão de dados até a modelagem avançada e a análise preditiva, integrando diversas áreas do conhecimento como estatística, modelagem ambiental, sensoriamento remoto, robótica e programação de alto desempenho.


A Rede GEDAE reúne um conjunto diversificado de especialistas multidisciplinares provenientes das principais instituições de Ensino e Pesquisa do País, além de liderar e participar de uma série de projetos, tendo como destaque plataformas computacionais para geração de banco de dados regionais, modelos computacionais para representação do ecossistema da Caatinga monitoramento de variáveis ambientais.


Além disso, nessa rede há pesquisadores vinculados ao Observatório da Caatinga e Desertificação, que vem atuando no 2° Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação aos Efeitos da Seca, contribuindo na caracterização e diagnóstico climático, ambiental, demográfico e socioeconômico para todo território nacional.


A abordagem interdisciplinar e colaborativa tem sido essencial para enfrentar os desafios complexos relacionados ao clima, meio ambiente e sustentabilidade na região e os esforços conjuntos das redes do OndaCBC trouxeram avanços significativos no entendimento da dinâmica hídrica, do ciclo do carbono, desertificação e dos impactos das mudanças climáticas no bioma da Caatinga. A falta de dados disponíveis ou a limitada disponibilidade de informações de qualidade sobre o bioma representa um desafio significativo durante a execução do projeto.


As pesquisas realizadas impactaram positivamente na gestão e o uso sustentável de recursos (solos, plantas, água, animais e suas interconexões) por parte de famílias da região, projetando, a partir de tais práticas, iniciativas que valorizam os ativos socioeconômicos e ambientais de cada localidade e região e os resultados contribuíram, para a consolidação da cooperação entres os diversos atores envolvidos na co-construção a longo prazo de sistemas sustentáveis no semiárido brasileiro.


A rede GEDAE está comprometida em continuar avançando em pesquisas e contribuindo para a construção de um futuro mais resiliente e sustentável para a Caatinga e suas comunidades.

7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page