top of page
  • Foto do escritorLUIZ CARLOS DOS PRAZERES SERPA ALFINO

OndaCBC promove workshop para discutir com a sociedade civil os impactos dos RSU

Atualizado: 25 de nov. de 2023

O Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), promove discussões sobre Resíduos Sólidos, Impactos e Oportunidades.


No último dia 22 de novembro de 2023, a Sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) foi palco de um evento de grande relevância para a discussão ambiental na região. O Workshop sobre "Resíduos Sólidos, Impactos e Oportunidades" reuniu diversos atores da sociedade para debater de forma pragmática as questões relacionadas aos resíduos sólidos na sociedade contemporânea.


A proposta da oficina, promovida pela comunidade científica do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), em parceria com a COMPESA, foi dirigida pelos Prof. Dr. Frederico Nunes (OndaCBC/UFPE), e Prof. Dr. Antonio Antonino (OndaCBC/UFPE). O evento visou abordar temas cruciais, como o problema dos resíduos sólidos, seus impactos ambientais, o monitoramento adequado, a preservação da natureza, e as oportunidades para a geração de trabalho, renda e o surgimento de novas possibilidades de mercado.


O encontro contou com a participação de renomados professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisadores do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), Prof. Dr. Antonio Antonino, e da Biorrefinaria de Resíduos Sólidos Orgânicos (BERSO/UFPE), Prof. Dr. Rômulo Menezes, entre outras contribuições de personalidades do meio acadêmico-científico.



A presença expressiva de dirigentes e equipe técnica da COMPESA, representantes do Governo do Estado de Pernambuco, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), dirigentes municipais, representantes da iniciativa privada, alunos de pós-graduação e demais membros da sociedade civil evidenciaram o caráter abrangente e plural do evento.



Diversos temas foram abordados durante o Workshop, ampliando o debate sobre questões desafiadoras relacionadas aos resíduos sólidos urbanos (RSU). As discussões, embora pragmáticas em sua essência, proporcionaram contribuições reflexivas e impactantes, ampliando as percepções sobre o atual cenário desafiador que a sociedade enfrenta. O evento se destacou como um espaço propício para a troca de conhecimentos, experiências e a criação de novas abordagens para lidar com a complexidade dos resíduos sólidos e seus impactos ambientais.


O Workshop realizado na COMPESA reforça a importância da incessante busca da ciência na procura por soluções em temas de relevância na sociedade. Diante da complexidade existente, a sociedade necessita continuar explorando caminhos e possibilidades que levem a respostas eficazes para os desafios apresentados pelos resíduos sólidos, visando a promover, assim, um ambiente mais sustentável e consciente, com desafios para inserção de políticas públicas que ofereçam caminhos possíveis para enfrentar os desafios presentes e futuros.

 

Os professores Antonio Antonino e Rômulo Menezes, são professores pesquisadores da UFPE, atuando respectivamente na Coordenação e Vice-coordenação do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), estando à frente das Coordenações Águas NE (Redes de Pesquisa em Recursos Hídricos do NE) e Urbis 2030 (Rede de Pesquisa em Cidades Sustentáveis).


 

Por Luiz Carlos Alfino


75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page