top of page
  • Foto do escritorJosé Netto

Reunião Anual do OndaCBC avalia progresso e define metas para 2023/2024

Encontro no Museu do Semiárido Nordestino da UFCG reúne coordenadores das sub-redes para discutir pesquisas em andamentos e as próximas metas e objetivos.


Nos dias 10 e 11 de maio, o Museu do Semiárido Nordestino da UFCG em Campina Grande, na Paraíba, foi palco da aguardada reunião anual do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga - OndaCBC. O evento teve como objetivo avaliar a execução das sub-redes de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e debater as principais metas para o período de 2023/2024.

Com a presença dos principais coordenadores das sub-redes e pesquisadores, o encontro destacou-se como uma oportunidade ímpar para promover conhecimentos e o avanço das investigações no campo da dinâmica hídrica e da ciclagem de carbono na Caatinga. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar os resultados de suas pesquisas, baseadas em rigorosos estudos científicos e análises de dados.

A reunião anual do OndaCBC também teve como foco a divulgação científica, um aspecto fundamental para a disseminação do conhecimento e conscientização da importância da preservação do bioma Caatinga. Durante as sessões, foram abordadas estratégias de divulgação que visam tornar os resultados das pesquisas acessíveis ao público, bem como engajar diferentes setores da sociedade em ações de conservação e uso sustentável desse ecossistema único.

Um dos pontos altos do evento foi a discussão das metas para os próximos anos. Os coordenadores reunidos identificaram desafios e oportunidades que nortearão as pesquisas e ações do OndaCBC nos próximos dois anos. As metas definidas abrangem desde a intensificação das parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais até o desenvolvimento de projetos de educação ambiental voltados para comunidades locais.

Com a conclusão da reunião, o Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga reafirma seu compromisso com a produção de conhecimento científico relevante e a promoção de ações concretas para a conservação desse ecossistema vital. A busca pela compreensão dos processos que envolvem a água e o carbono na Caatinga ganha impulso, estimulada pela troca de experiências e pela definição de metas ambiciosas que moldarão o futuro das pesquisas no bioma.

Em um cenário de crescente conscientização sobre a importância da preservação ambiental, a reunião anual do OndaCBC representa um marco para o grupo de pesquisa, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras e a disseminação do conhecimento científico como ferramentas essenciais para a proteção da Caatinga e a sustentabilidade do bioma.


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page