top of page
  • Foto do escritoremerson guedes

Sub-rede Torres de Fluxos, que compõe o OndaCBC, investiga fluxo do carbono no semiárido do Nordeste

A sub-rede Torres de Fluxos de CO2 e Energia no Bioma Caatinga e pastagens do INCT Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono foca na investigação dos fluxos de dióxido de carbono (CO2) e energia dentro do bioma Caatinga, uma das regiões mais importantes do nordeste brasileiro em termos de biodiversidade e ecossistemas únicos. Essa sub-rede tem como principais projetos o monitoramento, análise, calibração e integração dos dados dos fluxos de CO2 e energia, nas áreas que são abrangidas pelo projeto.


Algumas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU foram adotadas pela Torres de Fluxos, como: Conservação da Biodiversidade (ODS 15); Ação Climática (ODS 13); Uso Sustentável dos Recursos Naturais (ODS 12); Pesquisa Científica e Inovação (ODS 9).


A sub-rede contribui para as áreas de Ciências Ambientais, Ecologia, Ciências Climáticas e Sensoriamento Remoto, consolidando a Caatinga no ciclo global do CO2, revelando um ambiente com elevada eficiência de uso do carbono em comparação com os ecossistemas monitorados em todo o mundo, contribuindo não apenas para a ciência básica, mas também para a formulação de políticas ambientais voltadas para a conservação e uso sustentável da Caatinga.


Os resultados das pesquisas da Rede de Torres de fluxos e energia, assim como das demais redes que compõem o OndaCBC, fornecerão base para a capacitação das comunidades locais, pesquisadores, gestores, líderes e tomadores de decisão, em eventos com a metodologia dos Encontros dos Saberes, para disseminar sobre as melhores práticas para uso e conservação da Caatinga. Isso pode incluir programas de treinamento, workshops e materiais educativos relacionados a projetos de agroecologia, manejo florestal comunitário, educação ambiental, ecoturismo e outras iniciativas que promovam o uso sustentável dos recursos naturais.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page